ASMA EM CRIANÇAS

FIQUE LIGADO >>

Vamos entender o que é a asma?

 

A asma é uma doença crônica e obstrutiva das vias aéreas (dificulta a passagem do ar). Tem dois componentes principais: a inflamação da camada mucosa (aumento de catarro) e broncoespasmo (estreitamento provocado pela contração da camada muscular dos brônquios). É hereditária, aparece em mais de um membro da família e pode passar de geração em geração.

 

Quais são os sintomas da asma?

 

Tosse, no inicio seca e depois pode ser com catarro,  falta de ar, chiado no peito, opressão ou dor no peito, respiração rápida e cansaço. Existem alguns achados que indicam gravidade da crise: chiado no peito que não melhora após utilizar três vezes o broncodilatador (em aerosol ou no nebulizador), utilização dos músculos acessórios da respiração (“afunda as costelas”), fala entrecortada ou pausada, cianose (“arroxamento”) e alteração da consciência. Nestes casos é necessário procurar um serviço de emergência.

 

Lembrando os fatores que desencadeiam as crises de asma…

Os fatores podem ser alérgicos: ácaros da poeira doméstica, epitélio e pêlos de animais (cão, gato, cavalo), polens de plantas e fungos (mofo). Outros fatores não alérgicos: mudança de clima, fator emocional, esforço físico, infecções respiratórias, medicamentos (ácidoacetilsalicílico, antinflamatórios), cheiros fortes (perfumes, tintas, combustíveis) e fumaça (cigarro).

 

MÍDIAS >>

>> Fotos

>> Vídeos

CURTA NOSSA

PAGINA NO FACE!

Copyright © 2015- IAAR-RS. Instituto de Asma e Alergia Respiratória do RS.

Instituto de Asma de Alergia Respiratória do RS ( IAAR – RS)

Av. Carlos Gomes nº 1610 sala 607

Tel: +55 51 99930.3103

Email: iaar-rs@iaar-rs.org