PERGUNTAS FREQUENTES

FIQUE LIGADO >>

A asma é contagiosa?

 

A asma não é uma doença infecciosa, logo não é contagiosa. A relação entre asma e doença infecciosa é que a doença infecciosa funciona como um como um gatilho para os sintomas da asma. Significa que quando uma criança,  adolescente ou adulto possui asma, infecções respiratórias comuns podem  iniciar  a inflamação e estreitar as vias aéreas.

 

 

A asma tem cura?

 

É possivel oferecer às pessoas com asma uma vida livre de sintomas e é possivel que os asmáticos, seguindo os conselhos médicos, usando as medicações, evitando os fatores desencadeantes e afastando-se do cigarro mantenham-se assintomáticos. Mas não podemos alterar a base da enfermidade e resolver o problema que é de origen genética.

 

 

Pessoas com asma crônica podem fazer vacina contra a gripe?

 

Certamente podem e devem pois a vacina protege das viroses que geralmente progridem para infecções e as infecções desencadeiam crises de asma. A vacina atua de modo a ensinar o sistema imunológico a concentrar suas forças para um contra-ataque rápido e tem uma ação imunitária durante 12 meses.

 

 

Asmáticos podem fazer exercício físico?

 

Podem e devem fazer exercícios físicos pois o exercício melhora a capacidade ventilatória e a circulação dos sangue pelos órgãos. Assim, nosso organismo recebe mais oxigênio. O tipo de exercício a ser realizado deve ser orientado por um profissional para adequar o tipo de exercício e a intensidade. É importante que não tente fazer tudo de uma só vez. Não se deve sentir totalmente exausto após o exercício.

 

 

O que são bombinhas?

 

Este termo é usado para definir os dispositivos empregados para administrar medicações inalatórias. Através da inalação, a medicação chega diretamente aos pulmões onde vai atuar. Além da “bombinha” há outros tipos de dispositivos inalatórios.

 

 

A bombinha faz mal?

 

Não, pois toda a medicação indicada de forma correta e utilizada na dose recomendada, tem efeito desejado. A medicação inalada, chega diretamente no pulmão, apenas pequena parte atinge outros orgaõs. Várias medicações podem ser administradas sob a forma inalatória, sendo o tratamento de escolha para asma atualmente.

 

 

MÍDIAS >>

>> Fotos

>> Vídeos

CURTA NOSSA

PAGINA NO FACE!

Copyright © 2015- IAAR-RS. Instituto de Asma e Alergia Respiratória do RS.

Instituto de Asma de Alergia Respiratória do RS ( IAAR – RS)

Av. Carlos Gomes nº 1610 sala 607

Tel: +55 51 99930.3103

Email: iaar-rs@iaar-rs.org